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Métricas – Quais você precisa conhecer?

Postado em 16 de outubro de 2014
Métricas – Quais você precisa conhecer?

O marketing digital deixou de ser uma opção, hoje é fundamental. É inevitável investir em campanhas online para atrair o público. Como falamos em outro post, as mídias tradicionais devem andar de mãos dadas com as ferramentas de marketing digital.

Mas antes de começar uma campanha de marketing digital, é preciso entender como todo o trabalho é feito. Cada etapa do plano de marketing deve ser pensada sempre considerando o público e as necessidades dos clientes. Para saber como anda a campanha, é preciso analisar certos números.

Conheça as cinco métricas que você precisa entender antes de começar qualquer campanha de marketing digital:

1. CPV (custo por visitante)

É um cálculo tranquilo. Você precisa ter em mãos o número mensal de visitantes do seu site e dividi-lo pelo valor do seu investimento. Dessa forma, é possível alcançar o preço por visitante: quanto você tem pago para que uma pessoa consuma os conteúdos postados no seu site.

2.  CPL (custo por lead)

Também é um cálculo bem simples. Essa métrica busca apresentar qual o valor pago por leads (lembre-se: leads e visitantes são coisas diferentes, não confunda com CPV). Divida o valor do investimento (R$) feito pela quantidade de leads gerados, que vieram das mais diversas fontes de tráfego.

3.  SQL (sales qualified lead)

Trata-se da qualificação dos leads que serão entregues ao setor comercial da empresa para que, agora, seja trabalhada a venda de produtos ou serviços. Essa é uma das fases mais importantes do processo, pois é capaz de peneirar quem são aqueles que realmente possuem intenções de compra.

4. CPA (custo por aquisição)

Trabalha o valor pago apenas após a conversão do lead. O objetivo da campanha varia de acordo com os interesses da empresa: pode ser vendas, inscrições, leads, etc.. De qualquer forma, esse geralmente é o modelo mais em conta para os anunciantes, uma vez que foi formulado para que converta diminuindo os custos.

5. Número de novos clientes

Depois de passar por todos os outros processos, é hora de verificar o resultado do seu investimento. Quantos clientes você conquistou no último mês? Valeu a pena? O investimento foi um sucesso?

É preciso entender que se o planejamento envolve uma quantidade estabelecida de clientes, caso o sucesso não tenha sido alcançado, é necessário rever as estratégias utilizadas no plano de marketing digital.

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