Blog

O Mercado da Comunicação não para.
Fique tranquilo, a gente te mantém informado.

Aliás é responsável pela atualização da galeria de projetos do Museu Inimá de Paula

Postado em 8 de abril de 2013

Belo Horizonte recebe o acervo de Arte Cibernética do Itaú Cultural
Link da Galeria de Projetos

Exposição inédita com obras da coleção de Arte e Tecnologia do  Instituto Itaú Cultural, a de maior porte no hemisfério sul, são apresentadas no Museu Inimá de Paula, entre elas, Memória (Cristaleira) do mineiro Éder Santos

Com um coquetel para convidados no dia 15 de abril e abertura ao público de 16 do mesmo mês a 13 de junho, o Museu Inimá de Paula recebe a mostra Arte Cibernética – Acervo Itaú Cultural. Trata-se de um recorte focado nas obras que representam o conceito de arte cibernética desta coleção iniciada pelo instituto paulistano em 1997, com a aquisição de Super-Herói, Night and Day, obra de Regina Silveira. As obras que estarão na exposição são: Descendo a Escada (2002), de Regina Silveira; OP_ERA: Sonic Dimension (2005), de Rejane Cantoni e Daniela Kutschat; Reflexão #3 (2005), de Raquel Kogan; Life Writer (2005), de Christa Sommerer e Laurent Mignonneau; Text Rain (1999), de Camille Utterback e Romy Achituv; Les Pissenlits (2006), de Edmond Couchot e Michel Bret; Pixflow 2, do coletivo LAb[au], e Memória (Cristaleira) (2001), de Eder Santos.

Em parceria com o Museu Inimá de Paula, são apresentadas oito obras que melhor contextualizam o que se produz em arte cibernética na atualidade. “Arte e tecnologia é o termo genérico usado para descrever a arte relacionada com tecnologias surgidas a partir da segunda metade do século XX”, define Marcos Cuzziol, gerente do Itaulab (Núcleo de Arte e Tecnologia do instituto paulistano). “Já o conceito de arte cibernética, mais restrito, exige a interação constante entre o observador e a obra e/ou entre os subsistemas da obra em um processo de causalidade circular que pode acarretar mudança de objetivos tanto para o espectador como para a obra”.

Assim, o público experimentará sensações proporcionadas por todos os trabalhos exibidos em uma relação de interação com as obras. Em Descendo a Escada, por exemplo, o observador sente a vertigem do movimento de descida de uma escada virtual. Cordas vibram com uma freqüência (de luz e de som) que varia de acordo com sua posição relativa e modo de interação do observador em OP_ERA: Sonic Dimension. O público regula a rapidez do movimento de centenas de números projetados sobre a parede de uma sala escura e refletidos sobre um espelho d’água rente ao  chão, em Reflexão #3, criando um efeito inusitado, eles nunca se repetem e criam a sensação de subir de um espelho a outro.

Em Life Writer, o visitante datilografa um texto nas teclas de uma antiga máquina de escreve e as letras transformam-se em criaturas artificiais que parecem flutuar na tela do papel. Como em uma verdadeira chuva de letrinhas, Text Rain conta com a projeção do corpo do participante combinada com a animação de letras coloridas que caem sobre ele e respondem a seus movimentos corporais. Já a obra clássica Les Pissenlits, que influencia artistas do mundo inteiro depende da força e duração do sopro do espectador para determina os movimentos das sementes de um dente-de-leão, que realizam trajetórias complexas e diferentes. Pixflow 2 provoca uma interação mútua que se desenrola no campo e resulta na emergência de comportamentos totalmente imprevisíveis das partículas.

De todo este conjunto de obras, Memória (Cristaleira) é a que mais remete à contemplação e reflexão. Nela, o mineiro Eder Santos joga com as lembranças do observador por meio do móvel de três andares que abriga cristais e um jogo de chá em porcelana e reflete imagens diversas que são quebradas em mil pedaços ou transformadas em pétalas de rosa.

Coleção Itaú Cultural de arte e tecnologia

A relação entre tecnologia, cultura e arte é um dos objetos de preocupação do Itaú Cultural, desde a sua criação há 22 anos. Por meio do Itaulab, o instituto apóia a produção brasileira de obras de arte e tecnologia através do programa Rumos Arte Cibernética cujas inscrições para o edital da edição 2009 estão abertas até 29 de maio. Também concebe e produz a Bienal Internacional de Arte e Tecnologia de São Paulo Emoção Art.ficial e mantém a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Tecnologia.

A formação de um acervo específico sobre arte e tecnologia no Itaú Cultural, deriva do avanço da aplicação de novas mídias e tecnologias nas artes visuais contemporâneas. A coleção, hoje composta de 14 obras, é a maior do hemisfério sul.

SERVIÇO
Mostra Arte Cibernética – Acervo Itaú Cultural
MUSEU INIMÁ DE PAULA
15 de abril, coquetel de abertura (para convidados)
De 16 de abril a 13 de junho
Horário de funcionamento:
Terças, quartas e sextas-feiras das 10h às 19h
Quintas-feiras da 12h às 21h
Sábados das 10h às 18h
Ingressos:
R$ 5 inteira / R$ 2,50 meia
Meia entrada para estudantes identificados.
Entrada franca para menores de 10 anos e maiores de 60 anos.
Agendamento de Visitas Guiadas:
de 13h às 16h
31 3213-4320 Danielle Claudino
Museu Inimá de Paula
Rua da Bahia, 1.201 – Centro
Belo Horizonte, MG
Tels: 31 3213-4320 e 3222-9798
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11 2168-1776/1777
www.itaucultural.org.br

Assessoria de Imprensa
Conteúdo Comunicação
Fone: 11 3093-7800
Cristina Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Jessica Orlandi: Jessica.orlandi@conteudonet.com
Paula Corrêa: paula.correa@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
www.conteudocomunicacao.com.br

No Itaú Cultural: 
Larissa Corrêa:
larissa.correa@mailer.com.br
11 2168-1950

No Museu Inimá de Paula: 
Danielle Claudino
museuinimadepaula@terra.com.br
31 3213-4320.

{ Comentários }

Fale conosco

  • contato@alias.com.br

  • +55 31 3227.6378

  • Rua Zito Soares, 179
    Mangabeiras
    CEP:30315-230
    Belo Horizonte - MG - Brasil

Veja como Chegar

Aliás, Nossos Setores

Voltar para o topo