Blog

O Mercado da Comunicação não para.
Fique tranquilo, a gente te mantém informado.

40 Horizontes – PSB-BH

Postado em 7 de maio de 2013
40 Horizontes – PSB-BH

Desafio

O PSB-BH é um partido com presença marcante na história recente de Belo Horizonte. Dois dos prefeitos eleitos nos últimos 15 anos com boa votação na capital: Célio de Castro e Marcio Lacerda. Foi identificado, porém, que ao contrário do que se esperava, o partido não era reconhecido por grande parte da população, reflexo do número relativamente baixo de filiados e na votação de candidatos a cargos como deputado e vereador.. Com a proximidade das eleições 2010, o PSB precisava divulgar os seus valores e mostrar para a população a relação que possuia com a cidade e seus habitantes.

Neste cenário, a Aliás tinha em mãos o desafio de enfrentar a rejeição natural da população a todo tipo de comunicação relacionada a candidatos e partidos políticos, que aumenta durante eleições. Distribuir folders e malas-diretas dificilmente teria o efeito desejado e a mensagem ficaria perdida em meio ao caos comum desta época. Era necessário, portanto, fazer algo diferente, que associasse o partido à cidade de uma forma simpática, chamando a atenção do público.

Estratégia

Belo Horizonte tem um histórico recente e positivo de demonstrações de amor por parte dos seus habitantes, orgulhosos da cidade em que vivem. Este sentimento é ampliado ainda mais com a proximidade de eventos de relevência mundial como a Copa do Mundo, que deixam a população da cidade com vontade de exibir as belezas da sua cidade para o mundo inteiro.

Foi seguindo essas premissas que surgiu o projeto 40 horizontes, desenvolvido para divulgar o PSB BH e sua legenda nas vésperas das eleições.

A agência desenvolveu a galeria virtual, o 40horizontes.com.br, através do qual o partido convidava os belo-horizontinos a responder à pergunta: “Quais horizontes você enxerga em BH?” enviando imagens da cidade através de um formulário. As imagens recebidas eram dispostas em mural virtual com 40 fotos, evidenciando sempre as mais recentes, formando desta forma um um grande manifesto de amor à capital mineira.

A campanha teve um grande reforço de divulgação nas redes sociais. A fanpage do projeto no Facebook tornava possível a obtenção de mais informações e o envio das fotos diretamente através do site de relacionamentos, sem a necessidade de utilizar o formulário do site oficial. Os internautas também podiam seguir as notícias do projeto no Twitter ou se relacionar com ele no Orkut. Além disso, foi criado um blog com textos sobre a cidade e fotografia, e uma página no Flickr.

Além de tudo isso, foram realizados eventos na Praça da Liberdade, nos quais as pessoas eram convidadas a participar do projeto, podendo fotografar e enviar imagens de BH através de um notebook posicionado no local.

Resultados

A campanha caiu no gosto do público. Na semana das eleições, após ficar apenas 15 dias no ar, o site já havia recebido mais de 1.000 imagens. Dentro do mesmo período, sua fanpage no Facebook já havia sido “curtida” por mais de 150 pessoas, mesmo número aproximado de seguidores do perfil do Twitter, a maior parte deles interagindo e espalhando o 40 Horizontes para os amigos.

Tudo isso resultou em reforço da legenda do PSB em BH, reforçando sua presença para todos na cidade. O sucesso foi tanto que a página continua no ar após as eleições e segue recebendo imagens até hoje. No momento, o PSB estuda a possibilidade de realizar uma exposição com as melhores imagens, levando o projeto para novas mídias, ampliando o seu alcance.

Fanpage_no_Facebook_-_40_Horizontes Filipeta_-frente-_-_40_Horizontes Filipeta_-verso-_-_40_Horizontes Formul__rio_de_envio_e_regulamento_-_40_Horizontes Home_page_do_projeto_40_horizontes Visualiza____o_das_imagens_enviadas_-_40_Horizontes_-2-

{ Comentários }

Fale conosco

  • contato@alias.com.br

  • +55 31 3227.6378

  • Rua Zito Soares, 179
    Mangabeiras
    CEP:30315-230
    Belo Horizonte - MG - Brasil

Veja como Chegar

Aliás, Nossos Setores

Voltar para o topo