O Mercado da Comunicação não para.
Fique tranquilo, a gente te mantém informado.
Uma sul-coreana foi pioneira num verdadeiro protesto fotográfico contra a errônea percepção de gênero por parte das crianças devido às estratégias de marketing. Você concorda?
A indústria da propaganda tende a influenciar na percepção infantil da identidade de gênero. Uma fotógrafa sul-coreana chamada JeongMee Yoon deu início a um projeto denominado “The Pink and Blue Project” quando observou que sua filha de 5 anos queria se vestir e brincar apenas com roupas e brinquedos que fossem rosa.
Esse fato fez com que a fotógrafa percebesse o poder do marketing na difusão de gênero, impedindo que outras possibilidades apareçam e frisando o velho (e clichê) “rosa é para meninas e azul para meninos”.
Com o objetivo de apresentar essa disparidade e mostrar o quanto essa imagem reflete no entendimento de identidade por parte das crianças, Yoon registrou quartos infantis de crianças sul-coreanas e americanas posando com tudo que possuíam nas cores: rosa ou azul.
Esse debate remete também a um vídeo que ficou famoso nas redes sociais, onde uma criança questiona essa identidade de gênero, cores e brinquedos específicos. Confira o vídeo após a sessão de fotos.
contato@alias.com.br
+55 31 3227.6378
Rua Zito Soares, 179
Mangabeiras
CEP:30315-230
Belo Horizonte - MG - Brasil