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As mudanças no feed de notícias do Facebook para marcas, veículos e publishers

Postado em 5 de julho de 2016
As mudanças no feed de notícias do Facebook para marcas, veículos e publishers

Você leu nosso último post, Familiares e amigos primeiro, entretenimento e informações depois? Se sim, você já está sabendo que o Facebook, mais uma vez, anunciou alterações em seu algoritmo que vão mexer com o seu feed de notícias. Agora, como sugere o título do post anterior, a rede social vai privilegiar conteúdos postados por família e amigos, ao invés de priorizar postagens de marcas e publishers – uma tragédia para muita gente.

Isso significa que, agora, você vai ver muito mais o que seus amigos e familiares postarem ou compartilharem, do que coisas que as páginas que você curte postam. O que é compreensível, visto que todos os dias aparecem infinitos novos posts na rede social. Se o Facebook não der uma peneirada nos posts e selecionar o que o usuário deve ver, o feed de notícias seria um bombardeio de posts sobre assuntos desinteressantes e que não são relevantes para ele, o que o afastaria da rede social. E claro, não é isso que o Facebook quer.

Mas ok, vamos deixar o usuário de lado para falar sobre marcas, veículos e publishers:

Sites e blogs que são dependentes da plataforma pra conseguir audiência e atrair visitantes vão sentir muito mais a diferença, pois a principal consequência das mudanças será a queda do alcance orgânico dos posts. Agora, quem não paga, não aparece (o que é compreensível também, já que o Facebook é mais uma ferramenta de mídia). Por outro lado, ainda que seja compreensivo, publishers ficam revoltados com isso, já que o Facebook é uma rede social e se apropria do conteúdo alheio sem pagar nada.

Fato é que, agora que o Facebook mudou as regras quanto ao alcance orgânico das páginas, fica fácil perceber que os veículos foram ingênuos ao assumirem o posto de dependentes das redes sociais para disseminar o seu conteúdo por aí.

Para quem sente o impacto das alterações no feed de notícias:

Nesse momento, é preciso assumir uma postura: ou as marcas e veículos agem para não precisar depender do Facebook para conseguir alcance e relevância no meio digital, ou é hora de começar a enxergar a rede social como qualquer outro canal de mídia e considerar investimentos de verba para publicidade no site. De toda forma, é necessário observar o comportamento dos usuários e dos consumidores para focar na qualidade do que é postado, pois o conteúdo que for bom para o seu público resultará em compartilhamento e, logo, mais alcance.

Este momento de mudança pode (e deve) ser também momento de aprendizado. Já que o importante agora é engajar o público, o melhor a se fazer é aproveitar a fase para mudar de postura: não lotar a página com postagens só pra não dizer que nada foi publicado, aprender a criar conteúdo interessante de fato, segmentar o público por nichos, estabelecer diálogos com os usuários, apostar em posts relevantes, em assuntos que podem ser úteis… Enfim. Contar com os shares dos usuários vai fazer toda diferença na hora de alcançar maiores audiências.

Nós continuaremos aqui, de olho em todas as novidades. Conte pra gente a sua opinião. 🙂

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