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Facebook: familiares e amigos primeiro, entretenimento e informações depois

Postado em 30 de junho de 2016
Facebook: familiares e amigos primeiro, entretenimento e informações depois

Na última quarta-feira, 29 de junho, o Facebook anunciou uma alteração no algoritmo da plataforma que vai promover uma verdadeira mudança no seu feed de notícias.

O objetivo disso é fazer com que os destaques na sua página sejam os posts dos seus amigos e familiares. A justificativa foi dada por Adam Mosseri, vice-presidente de produto do Facebook, que afirmou que o site foi construído com o intuito de conectar as pessoas a seu círculo de amigos e família. “Esse ainda é o princípio que guia nosso feed hoje. Nossa principal prioridade é conectar o usuário a pessoas, lugares e coisas com as quais ele queira estar conectado – começando pelas pessoas que são amigas no Facebook”, escreveu ele.

O Facebook já havia anunciado, no ano passado, que ajustaria o feed de notícias depois que usuários disseram se preocupar com a possibilidade de perderem atualizações importantes das pessoas que gostam. A intenção da plataforma ao realizar ajustes no algoritmo é manter o interesse do usuário no feed de notícias da rede social, que é visto por mais de 1 bilhão e meio de usuários a cada mês. É muita gente!

Na prática, o que isso quer dizer?

Agora, as publicações que vão aparecer primeiro no feed serão definidas quanto ao “score de relevância” das postagens, com base no grau de interesse do usuário. Para isso, o Facebook vai analisar histórias e selecionar os conteúdos que tenham potencial para despertar o seu interesse e vontade de interagir com a publicação com comentários ou compartilhamentos. Nessa análise, serão considerados fatores como o autor da publicação, o horário, o conteúdo do post (se é imagem, vídeo ou texto), quantidade de comentários recebidos e os autores dos comentários na postagem.

O Facebook explicou tudinho nessa página. Mas, resumindo, é mais ou menos assim: se você aperta o “curtir” toda vez que seu amigo Pedrinho posta alguma coisa, o Facebook vai entender que você provavelmente vai curtir outras publicações dele, logo, elas aparecerão primeiro no seu feed.

Informações e entretenimento

Depois dos posts dos amigos e parentes, que terão maior peso, virão as publicações informativas, seguidas pelas postagens de entretenimento. Mosseri disse que a justificativa para essa decisão é o fato de que as pessoas gostam de aprender coisas enquanto estão no Facebook, seja lendo uma notícia ou reportagem, mas afirmou também que os usuários acessam a rede social pra distração, rir de vídeos engraçados, se divertirem.

Efeitos

Os publicadores que usam o Facebook como plataforma de distribuição de conteúdo certamente sentirão os efeitos da mudança. Como as postagens das pessoas serão priorizadas, as páginas de informação perceberão uma queda no alcance das suas postagens, além de um tráfego significativamente menor nos sites.

Sobre isso, o diretor de engenharia do Facebook, Lars Backstrom, afirmou que o Facebook está ciente de que a atualização pode afetar o alcance e o tráfego de algumas páginas e, assim, impactar negativamente os anunciantes da rede social. A alternativa para as marcas e publicadores será apostar no engajamento do público para compartilhar conteúdo.

Voltando a falar do seu amigo Pedrinho, funciona assim: se ele compartilha um post da página de um provedor de notícia (um jornal, por exemplo), essa postagem deixa de ser do publicador e passa a ser do seu amigo, aquele que vai aparecer primeiro no seu feed. “Quanto mais os publicadores confiarem no compartilhamento de seu conteúdo pelas pessoas, menos eles serão afetados por essas mudanças”, explica Mosseri.

Frente às mudanças, os publicadores e as marcas terão de lidar com as mudanças impostas pelo Facebook.

Repercussão

Há quem não concorde muito com o pessoal do Facebook. O Diretor de Audiências do New York Times, Mathew Yurow, foi um que xingou muito no Twitter depois de saber das novidades. Em meio a uma série de tweets, ele disse que os publicadores não devem se preocupar porque a rede social depende do conteúdo noticioso. Segundo ele, o Facebook, sem notícias, é apenas Instagram. Polêmica!

E você, o que acha?

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