O Mercado da Comunicação não para.
Fique tranquilo, a gente te mantém informado.
Você já reparou que eventualmente as marcas passam por uma reformulação da identidade visual?
Esse processo costuma estar associado ao rebranding.
Rebranding é uma estratégia de marketing, que consiste no replanejamento e alteração de uma marca.
Ele pode abranger muitas coisas, desde um novo logotipo até uma nova filosofia, missão, valores, posicionamento, etc.
Muitas vezes o rebranding envolve até mesmo mudanças na forma como a marca se relaciona com seus clientes.
E é sempre bom se atualizar.
O mundo muda constantemente, como já sabemos, e nenhuma empresa antiga é gerida hoje da mesma forma como era quando foi criada.
Evolução faz parte do processo.
É preciso estar sempre atento para as mudanças que podem influenciar um negócio, para adequá-lo à situação atual.
É aquele ditado: quem vive de passado é museu.
Algumas situações que podem pedir por um rebranding são:
Mas atenção! Um rebranding é uma decisão muito importante, que não deve ser tomada levianamente, mesmo em situações emergenciais (como associação negativa à marca).
É importante estar constantemente atento ao meio externo da marca e à buyer persona, para avaliar se a sua marca está alinhada com os anseios e crenças dela.
Assim, caso a situação exija uma adequação da marca, é possível planejar com calma, e depois de pesquisas sobre o histórico e valores da marca.
A pesquisa é muito importante.
A reformulação completa de uma marca feita de forma leviana pode acarretar em uma má recepção do público, ou seja, ao resultado oposto ao esperado.
Um branding inteligente é sempre derivado de estudos, análises, brainstormings e (muitos) planejamentos.
Muitas marcas fazem uma reformulação da identidade visual, todos os dias. Selecionamos alguns cases para você.
Há alguns anos a marca de cosméticos O Boticário reformulou sua identidade visual totalmente. Ela já havia sofrido algumas alterações ao longo dos anos, mas dessa vez a mudança foi muito mais forte.
Segundo Katya Hochleiner, a Gerente Executiva de Marketing de O Boticário, a nova lmarca foi criada para transmitir beleza, modernidade, alegria e sofisticação através das letras e das cores. Ela acredita que a logomarca anterior não entregava essas sensações, por isso o rebranding.
Não faz muito tempo que a Netshoes mudou sua cara.
As alterações aconteceram em todos os pontos de contato com cliente: pontos de venda, website, loja virtual, embalagens, e-mails, anúncios, redes sociais, central de relacionamento, etc.
Essa decisão foi tomada após uma extensa pesquisa com os stakeholders. Um número muito grande de clientes reclamou da comunicação da Netshoes, pedindo por algo mais objetivo e clean.
Todos os funcionários passaram por um dia de workshops de linguagem verbal, para adequar a comunicação da marca a algo menos formal, mais animado e esportivo.
Aproveitando o rebranding, a marca mudou também o seu logo, usando elementos que fosse associados a modernidade, leveza, vibração, que se conectassem com a ideia do movimento e energia.
A Starbucks já passou por muitos rebrandings ao longo dos anos.A primeira foi decorrente de uma troca de gestão.
Howard Schultz, atual dono da companhia, começou na companhia como Diretor de Marketing. Em 1985, ele voltou de uma viagem da Itália com a ideia de ampliar o conceito da Starbucks, vendendo cafés espresso e propondo que a marca fosse um lugar onde os clientes pudessem conviver.
Após ter sua sugestão negada pela diretoria, ele optou por sair da Starbucks e abrir sua própria companhia de café, a Il Giornale.
No ano seguinte, os donos originais vendiam a Starbucks, e Schultz aproveitou para comprar.
Após assumir a companhia, Schultz fez uma mudança no logo, tornando-o mais clean e adaptando muitos elementos da sua própria marca.
Depois disso, a Starbucks já passou por mais três rebrandings.
Um deles, uma tentativa de restaurar a logomarca original, não foi aceita pelos clientes, e por isso a marca voltou para um branding semelhante ao anterior.
A reformulação da marca do Instagram pegou muita gente de surpresa.
De repente, procurávamos o ícone do aplicativo no celular e não achávamos! Por que eles fizeram isso?
Primeiro, porque a marca precisava de um ícone mais responsivo e de fácil aplicação. A logomarca anterior possuía muitos detalhes, que dificultavam a aplicação.
Além disso, o Instagram comprou três outros aplicativos: Layout, Boomerang e HyperLapse. O rebrand também englobou essa fusão de marcas, e todos os logos foram alterados para terem elementos semelhantes.
Agora os quatro são uma família, com uma identidade visual em sintonia.
Há também boatos de que a escolha foi uma estratégia, para que a marca ficasse semelhante a alguns aplicativos da Apple 😉
A escola infantil está presente em Belo Horizonte há mais de 40 anos e, durante todo esse tempo, a sua marca permaneceu igual.
A Aliás foi contratada há alguns anos para trabalhar com a imagem e publicidade do Cecília Meireles. Por isso, buscamos fazer um rebranding que reforçasse a marca do colégio, e que fosse moderna e simples.
Podemos perceber que uma mudança pode trazer um novo ar às marcas, e são muito bem vindas (apesar de às vezes causar um estranhamento inicial).
Como agência, aconselhamos a pensar no rebranding sempre que a situação exigir ou se mostrar favorável. No entanto, tenha sempre em mente a decisão que está sendo tomada, o porque está sendo tomada, e cuidado com o planejamento!
Sabe de mais alguma marca que passou uma mudança muito legal? Conta pra gente nos comentários! 🙂
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