Blog

O Mercado da Comunicação não para.
Fique tranquilo, a gente te mantém informado.

Seleção 2011 Plug Minas

Postado em 17 de maio de 2013
Seleção 2011 Plug Minas

Desafio

O Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital – é um importante projeto do Governo de Minas dedicado aos jovens. Neste espaço, estudantes e egressos de diversas escolas da rede pública de ensino, com idades variando entre 14 e 24 anos, desenvolvem competências para lidar com os mais variados aspectos da cultura digital e das artes. O projeto funciona através da orquestração de núcleos, onde são desenvolvidas atividades voltadas para o uso das tecnologias, da cultura digital, do empreendedorismo e da arte. Lá, eles desenvolvem seus talentos através de atividades que ajudam a conseguir mais espaço no mercado de trabalho.

A Aliás foi a responsável pela campanha da seleção do centro para o ano de 2011, quando as instalações e o número de vagas nos núcleos foram ampliados. Era necessário, portanto, torná-lo mais conhecido para o público, de forma a elevar a demanda pelas vagas disponíveis, com a expectativa mínima de dobrar o número de inscritos com relação ao ano anterior.

Estratégia

Para realizar esta tarefa, a Aliás buscou despertar interesse no publico-alvo – jovens estudantes de escolas da rede pública de ensino – pelas atividades desenvolvidas no local. Foi assim que foi criado o “Plugger”, termo utilizado para se referir aos participantes do projeto. Ao Plugger foram associadas diversas qualidades, todas relativas aos diferentes núcleos do Plug Minas: criativo, organizado, responsável, participativo, entre outros. A intenção era mostrar aos jovens as inúmeras vantagens de participar do Plug Minas e ao mesmo tempo valorizar os seus participantes.

Os Pluggers foram divididos em 3 tipos, baseados nos temas principais que regem as atividades dos núcleos do Plug Minas: o Plugger Arte, o Plugger Empreendedor e o Plugger Digital. Para representá-los, foram utilizados personagens ilustrados, aproximando-os ainda mais do universo do público-alvo.

Também foram desenvolvidas estratégias para tornar as peças da campanha mais atraentes. O folder informativo do projeto foi elaborado de forma a fugir do formato tradicional dos impressos de processos seletivos em geral, contendo em uma das suas páginas um esquema com instruções para a montagem de um paper toy no formato dos Pluggers, possibilitando assim uma interação com o leitor, que podia guardar o folder e colecionar os bonequinhos.

A estratégia de divulgação envolveu o desenvolvimento de um quiz on-line, que indica para o usuário qual é o Plugger que ele pode ser, através de uma série de perguntas criadas de forma a identificar o seu perfil. O quiz é totalmente integrado às redes sociais e foi divulgado pelos usuários aos seus amigos. Desta forma, possibilitamos o aumento do alcance da comunicação, sem perder o foco no público-alvo.

Resultados

A campanha desenvolvida pela Aliás não somente atingiu como superou as expectativas do cliente, registrando mais do que o dobro de inscritos do ano anterior, o que aumentou a representatividade do Plug Minas perante o Governo de Minas Gerais e permitiu a formação de uma reserva maior de “pluggers”, cumprindo todos os objetivos da ação.

Cartaz_-_Sele____o_2011_Plug_Minas folder_toy_fem.indd Folder_p__gina_interna_-_Sele____o_2011_Plug_Minas Formul__rio_-_Quiz_On-line_-_Sele____o_2011_Plug_Minas P__gina_com_resultado_final_-_Quiz_On-line_-_Sele____o_2011_Plug_Minas P__gina_inicial_-_Quiz_On-line_-_Sele____o_2011_Plug_Minas

{ Comentários }

Fale conosco

  • contato@alias.com.br

  • +55 31 3227.6378

  • Rua Zito Soares, 179
    Mangabeiras
    CEP:30315-230
    Belo Horizonte - MG - Brasil

Veja como Chegar

Aliás, Nossos Setores

Voltar para o topo