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Relacione-se com seus clientes

Postado em 30 de outubro de 2014
Relacione-se com seus clientes

É comum observarmos os esforços das empresas para a comunicação: são feitos grandes investimentos para divulgar serviços e produtos e converter em vendas, mas, em muitos casos, o pós-venda deixa a desejar.

Muitas empresas ignoram o pós-venda porque acreditam que a conversão acaba no momento da compra, mas sabemos que não é assim. As empresas de pequeno, médio e grande porte precisam criar consciência de que o relacionamento com o cliente é fundamental. Vender deixou de ser suficiente.

Conquistar o cliente em todas as etapas do processo de vendas é o passo fundamental para uma relação forte e duradoura com o consumidor.

 

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Por que é importante?

Um cliente satisfeito é um cliente feliz, é um cliente que recomenda sua empresa, que caminha junto com seus progressos. A ideia central do marketing de relacionamento é manter um contato constante com o cliente, oferecendo ajuda, informações, conteúdo e esclarecimento de dúvidas. No pós-venda, principalmente: em caso de problemas e assistência com o produto/serviço contratado, os clientes confiam mais em empresas que dão assistência nessas situações.

O contato constante e realizado de forma correta, com a linguagem certa e de maneira bem elaborada, é capaz de aumentar o share of mind da empresa na mente do cliente e transformando-a na primeira opção na hora da decisão de compra.

A verdade é que as empresas que focam em relacionamento geralmente possuem melhores resultados, pois elas mantém clientes fixos e que, em muitos casos, se tornam defensores da marca.

 

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Como aplicar o marketing de relacionamento na sua empresa?

– Não acredite que seu cliente seja um indivíduo qualquer que adquire o produto/serviço e simplesmente somem da vida da sua empresa. Você deve enxerga-los como uma oportunidade de novo relacionamento, onde os dois lados (cliente e empresa) se beneficiam.

– Entenda as regras simples para começar a construir os relacionamentos duradouros com os clientes. É preciso captar, reter, fidelizar e (advinha!) fazer as ações pós-venda. Com esse tipo de ação, é possível manter os clientes satisfeitos. Os resultados do marketing de relacionamento geralmente são alcançados em longo prazo, então tenha paciência.

– Aposte nas mídias sociais. É uma das formas mais fáceis e tranquilas de se relacionar e estar presente na vida dos clientes. Trata-se de uma forma de conversar com seus clientes e responde-los de forma mais eficaz, oferecendo a ajuda necessária para que possam resolver seus problemas. Mas é preciso tomar cuidado, pois não basta simplesmente se cadastrar em todas as redes, é preciso encontrar as que seu público frequenta e investir tempo e planejamento nelas. Os consumidores estão cada vez mais presentes nas redes sociais e, por isso, sua empresa não pode ficar de fora.

Que tal começar a investir em ações de marketing de relacionamento? Traga seus clientes para próximo da sua empresa e ganhe amantes da marca. 😉

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