Blog

O Mercado da Comunicação não para.
Fique tranquilo, a gente te mantém informado.

Real Time Marketing: como funciona?

Postado em 12 de março de 2015
Real Time Marketing: como funciona?

 

Em nossa última postagem falamos um pouco sobre o que é Real Time Marketing, mostramos alguns exemplos legais e concluímos com algumas dicas para sua prática bem sucedida. Hoje, vamos falar um pouco sobre o que você não pode esquecer se seu interesse é alcançar bons resultados em tempo real.

Informação demais também faz mal

Já percebeu como é fácil se cansar daquela propaganda repetitiva que passa todos os dias na TV? Pois então, nas Redes Sociais não é diferente. Uma coisa é informar no momento certo. Outra coisa é informar a todo o momento. Se você quer realmente conquistar a simpatia do seu público e chamar a atenção para sua marca, não deve sufocá-lo com tantas informações. O segredo e o potencial do marketing em tempo real é a informação certa no momento oportuno.

Conteúdo bom é conteúdo relevante

Assim como o excesso de informações prejudica a prática do Real Time Marketing, conteúdos descontextualizados também. De nada adianta falar sobre coisas que para seu público não são interessantes. Todo mundo quer ter acesso a informações que acrescentam, ensinam ou trazem alguma novidade.

Por isso é extremamente importante estar atento ao que acontece ao seu redor, no mundo e com seu público. Antes de veicular um conteúdo experimente se perguntar por que os consumidores vão se interessar por ele e se ele é interessante o suficiente para ser compartilhado na rede. Seu público compartilharia? O ideal é que a resposta seja sempre “sim” para as duas perguntas, pois conteúdos irrelevantes podem prejudicar (e muito) a imagem da sua marca.

Não é de improviso que estamos falando

É claro que muitas vezes você vai se deparar com situações inesperadas e não é fácil saber o que fazer diante delas. Porém, Real Time Marketing exige mais do que improvisação. O ideal é planejar e produzir o conteúdo com antecedência (nos casos em que isso for possível), para então postar no momento oportuno. Parece estranho, já que estamos falando de tempo real, mas essa estratégia é muito importante para evitar erros que podem prejudicar sua imagem de marca. Sempre que possível, visualize datas e eventos importantes que estão por vir e trabalhe tendo-os em mente. Assim você vai ter tempo para pensar e elaborar um material realmente criativo.

Autenticidade é tudo

Já dissemos que a prática do Real Time Marketing surgiu como uma maneira inovadora de estreitar as relações entre empresas e consumidores. Mas para isso funcionar, você precisa ser autêntico. Seu público quer histórias verdadeiras e prezar por isso é uma tarefa muito importante. Caso contrário, a reputação de sua marca corre grandes riscos.

Tem horas em que não falar é a melhor solução

Aqui tudo é uma questão de bom senso. Nem sempre sua criatividade vai ser o suficiente para você alcançar bons resultados. Em alguns momentos, a melhor saída é não se manifestar. Confuso, não? Mas é muito importante ter em mente que certos acontecimentos pedem medidas diferentes.

Para exemplificar, é só lembrar um caso que ficou bem famoso nos Estados Unidos. Em 2013, uma bomba explodiu durante a Maratona de Boston, uma tragédia que marcou a todos que assistiam ou estavam presentes. Então, o site de receitas Epicurious publicou em sua conta no Twitter a seguinte frase, que em português seria algo parecido com: “Para honrar Boston e a Nova Inglaterra vamos fazer bolinhos de framboesa”.

Tuíte Epicurious

 

A frase foi considerada muito insensível e inapropriada, gerando comentários negativos que afetaram imagem da marca. Mais tarde, o Epicurious se desculpou pela publicação, mas ainda assim o estrago foi grande.

 

Tuíte Epicurious 2

Pode parecer difícil no começo, mas Real Time Marketing também é questão de prática. Como tudo na vida, é tentando que você vai um dia chegar a bons resultados. Por isso, fique de olho nessas dicas, seja criativo e pense em suas estratégias. Sua marca tem muito a ganhar!

{ Comentários }

Fale conosco

  • contato@alias.com.br

  • +55 31 3227.6378

  • Rua Zito Soares, 179
    Mangabeiras
    CEP:30315-230
    Belo Horizonte - MG - Brasil

Veja como Chegar

Aliás, Nossos Setores

Voltar para o topo