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Marketing de guerrilha nas redes sociais

Postado em 2 de junho de 2015
Marketing de guerrilha nas redes sociais

Marketing de guerrilha é o nome dado a ações de marketing rápidas, não convencionais e normalmente de baixo investimento, que causam grande impacto no público. O termo foi cunhado em 1984 por Jay Conrad Levinson e, desde então, é bastante utilizado na publicidade. Os principais exemplos de marketing de guerrilha costumam ser intervenções urbanas, mas ele também produz resultados interessantes nas redes sociais.

 

Hoje em dia, quando se pensa publicidade em redes sociais, a primeira coisa que vem à mente é marketing de conteúdo. O formato é normalmente o mesmo: criar uma página, fazer posts seguindo a regra do 80/20 – 80% de postagens sobre assuntos relacionados ao nicho da marca, 20% de postagens sobre a própria marca – e interagir com os comentários. A ideia é, além de criar mais um canal de comunicação com os consumidores, fortalecer a imagem da marca e criar uma comunidade de fãs ao redor dela.

 

O marketing de conteúdo dá resultado. Mas, com cada vez mais usuários e mais páginas na rede social, e com o espaço no feed e a atenção das pessoas ficando cada vez mais disputados, ele funciona muito melhor combinado com ações de guerrilha. Para impactar os usuários, é preciso se destacar. E pra isso, é preciso pensar fora da caixa.

 

Um exemplo de como o marketing de guerrilha pode ser aplicado às redes sociais foi a estratégia utilizada pela Warner para divulgar a série The Flash. Em vez de usar posts patrocinados, a página do seriado no Facebook fez comentários em diversas postagens de páginas com públicos semelhantes. O conteúdo dos comentários? Uma palavra: “First”. A ação foi simples, mas ganhou certa notoriedade, chegando a render um post no blog Brainstorm 9.

 

Como a Warner mostrou, não é preciso fazer algo elaborado demais. Com todas as ferramentas e possibilidades que as redes sociais nos oferecem, as maneiras de inovar são inúmeras. Como você está aproveitando esse potencial?

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