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Você já começou sua campanha de fim de ano?

Postado em 24 de outubro de 2016
Você já começou sua campanha de fim de ano?

O fim do ano já está batendo na porta!

Num piscar de olhos, passa o Natal e chega o Ano Novo, e quem pretende fazer uma boa campanha já deve estar trabalhando nisso.

Todo profissional que trabalha em uma agência sabe como essa época é corrida, e reconhece a importância de um planejamento bem estruturado, feito com antecedência e inteligência, para garantir um bom posicionamento e bons resultados para seus clientes.

Nós já falamos um pouco sobre o posicionamento de marca em datas especiais. E o Natal é considerado uma das datas mais especiais do ano, em todo o mundo.

Por isso, as opções de ações para a época são muitas:

  • Redução do preço dos produtos
  • Elaboração de pacotes promocionais
  • Lançamento de sites e páginas personalizadas
  • Campanhas internas
  • Mailing para clientes
  • Campanhas de vídeos
  • Decoração
  • Festas de fim de ano
  • Participação em campanhas filantrópicas
  • Movimentação nas redes sociais
  • Distribuição de brindes

E por ser uma ocasião internacionalmente forte, em que negócios de todos os ramos querem celebrar, é importante que os profissionais de publicidade estejam preparados e munidos de criatividade.

shopping com decorações de natal | Campanha de fim de ano

 

Demandas não vão faltar.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você pensar no momento de elaborar as suas campanhas de fim de ano.

Faça uma campanha alinhada com o perfil do cliente

Em primeiro lugar, é preciso estudar o perfil do seu público e os produtos e serviços oferecidos para pensar no tipo de campanha a ser realizada. Não é imprescindível que um negócio faça grandes campanhas em todos as datas especiais.

Às vezes um simples e-mail marketing para clientes e público interno é mais sensato do que preparar algo de grande proporções para o público externo.

Uma empresa que vende produtos ou soluções pode realizar uma campanha de vendas promocionais, além das mensagens de fim de ano. Mas dependendo do serviço oferecido, compensa investir esforços em uma boa mensagem, alinhada com a persona, que reforce a imagem da empresa.

Faça um bom planejamento

Nenhuma ação é efetiva se não for bem planejada e executada, seja ela grande ou pequena. Por isso, faça uma lista de tudo a ser desenvolvido e elabore um planejamento das datas de trás pra frente.

Como já citamos, são muitas as ações possíveis para esse período. A agência pode ser requisitada a elaborar um novo layout pro site e redes sociais de um cliente; realizar investimentos em anúncios do Google Adwords; preparar e-mail marketings e peças gráficas, etc.

Por isso, tenha claro seus prazos.

Se na segunda semana de dezembro você precisa lançar um super promoção, o que precisa estar pronto antes? Qual o prazo máximo pro layout das peças e da página estarem aprovadas? Então, quanto tempo antes é necessário começar a elaboração desses materiais?

Lembre-se também de analisar os resultados durante e após a execução do planejamento. Afinal de contas, nenhuma ação é efetiva se os resultados dela não são comprovados.

 

Atenção com o SEO

Nesta época algumas palavras podem ficar mais caras e concorridas. Por isso, é importante fazer uma boa análise para ter certeza se compensa o investimento, ou se é melhor apostar em palavras menos óbvias, mas mais conectadas com a sua campanha.

papai noel com as renas e o trenó estampados no arroz com fundo de feijão | Campanhas de fim de ano

O Instituto ALL realiza campanhas de doação de alimentos no fim do ano, e a peça de divulgação da campanha relacionou o Natal com o prato mais comum entre os brasileiros.

 

 Apele para o lado emocional da época

Apesar de muitas pessoas afirmarem que tomam decisões racionais, toda escolha costuma ser tomada emocionalmente antes de encontrarmo as razões para justificá-la. Por isso, não hesite em criar uma campanha de fim de ano emocional.

Trata-se de um período que resgata muitos sentimentos bons: amizade, família, carinho, recomeços, sonhos. Aproveite criar conexão com os clientes e construir a confiança e credibilidade.

Abuse da criatividade

“Você viu o anúncio da marca X? Achei muito bem pensado”

Já ouviu ou leu uma frase assim?

Muitas pessoas seguem empresas e marcas nas redes sociais, mas elas só se engajam quando se conectam com o conteúdo. Por isso, seja criativo.

As pessoas gostam de campanhas “fora da caixa”. Elas compartilham esse conteúdo, espalham para todos os conhecidos.

Seja próximo do seu consumidor

Mídias sociais não são apenas uma vitrine de marcas.

Elas permitem que as empresas estejam próximas dos seus consumidores. Que criem laços e ganhem o respeito e fidelidade deles.

Nós já escrevemos sobre a importância de garantir uma boa experiência para os clientes. Se atente às mensagens e postagens, responda com educação e até mesmo carinho. Mais do que nunca, trate o seu cliente como uma pessoa querida e especial.

mulher com bebê usando touquinhas de Natal e olhando dentro de uma presente de onde sai uma luz | Campanhas de fim de ano

Gostou das dicas?

Agora é só colocar a mão na massa e se preparar para um fim de ano incrível!

Se você tem alguma outra sugestão ou estratégia que não foi falada aqui, conta pra gente nos comentários 😉

 

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