Blog

O Mercado da Comunicação não para.
Fique tranquilo, a gente te mantém informado.

Renovação da marca e reposicionamento de mercado

Postado em 26 de outubro de 2015
Renovação da marca e reposicionamento de mercado

O mercado está em constante transformação. Seja pela evolução cultural, tecnológica ou pelos momentos marcados pelas crises econômicas, percebemos que os hábitos de consumo que praticamos vêm aos poucos se modificando.

Muitas marcas atravessam o tempo mantendo a sua imagem consolidada no mercado, resultado não só de uma excelente estratégia de marketing e comunicação, mas também da qualidade de seus produtos/serviços prestados.

Porém, mesmo as grandes marcas passam por reposicionamentos no mercado, alterando sua imagem e, muitas vezes, suas estratégias. Por que isso acontece?

Cada empresa tem suas particularidades e, portanto, seus motivos para buscar o reposicionamento.

Em alguns casos nota-se que a marca é modernizada para acompanhar as novas tendências, ou mesmo para seguir representando os produtos/serviços que oferece. Marcas muito antigas costumam trazer consigo as características que são próprias da época em que foram desenvolvidas, tais como tipografias, efeitos e demais elementos de composição. Contudo, é possível fazer a renovação da marca sem perder a sua “essência”, ou seja, sem perder os seus atributos mais representativos.

Ainda assim, algumas empresas optam por modificar completamente suas marcas, deixando de utilizar até mesmo a paleta de cores da anterior. É o caso da marca de cosméticos O Boticário, que ao completar 34 anos de existência modificou completamente a sua marca:

boticario

A Rede Globo, a Coca-Cola, a Volkswagen e até o Google, recentemente, são exemplos de grandes marcas que optaram pela renovação da sua imagem no mercado.

2014evolucaomarcaredeglobo600globo

CocaCola-Logo-history

volkswagen

google

A marca de uma empresa dialoga diretamente com o seu público consumidor. É por meio dela que, muitas vezes, o primeiro contato com o cliente é feito. A marca é, ou deve ao menos tentar ser, a síntese da empresa, dos seus produtos/serviços. Deve sempre ser coerente com o que a empresa é ou faz.

A renovação da marca, portanto, deve vir de um cuidadoso trabalho de branding, que abrange soluções desde a criação, administração e reposicionamento da mesma – considerando o seu público alvo, o mercado em que está inserida e suas estratégias de uso. É um trabalho que envolve marketing, planejamento, comunicação e design.

Um reposicionamento bem sucedido pode não só revigorar a marca como também trazer cada vez mais resultados positivos para a empresa. Quando bem realizado, mantém a identidade e a tradição da marca para conservar os clientes atuais e já fidelizados ao longo dos anos.

{ Comentários }

Fale conosco

  • contato@alias.com.br

  • +55 31 3227.6378

  • Rua Zito Soares, 179
    Mangabeiras
    CEP:30315-230
    Belo Horizonte - MG - Brasil

Veja como Chegar

Aliás, Nossos Setores

Voltar para o topo