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Como atravessar a crise? Ou: Qual é o papel da comunicação na sua empresa?

Postado em 30 de novembro de 2015
Como atravessar a crise? Ou: Qual é o papel da comunicação na sua empresa?

Comunicação?

Comunicação vem do verbo latim communicare, que quer dizer partilhar, participar, fazer, saber, tornar comum. Comunicar é atividade essencial para a vida em comunidade, para as relações: sejam elas sociais, econômicas ou empresariais.

Para onde quer que olhemos no meio social, conseguimos identificar processos de comunicação. O mesmo acontece quando voltamos nosso olhar para o universo empresarial. Uma empresa possui processos internos que, quando em equilíbrio, garantem seu sucesso. Mas, se ela perde o seu equilíbrio, pode acabar conduzindo o seu próprio fracasso. E os processos empresariais dependem sempre da comunicação.

 

Plano de negócios

Um plano de negócios é um primeiro passo para a criação de uma empresa ou uma estratégia para expandir, reorganizar ou orientar uma empresa que já foi criada, mas não “anda muito bem das pernas”. É um documento que faz uma análise do mercado, dos produtos e/ou serviços da empresa, público alvo, objetivos e estratégias da organização.

O plano de negócios comunica à empresa qual é o melhor caminho e a melhor forma de seguir esse caminho considerando aonde se quer chegar. Ele também serve de fonte de informações para investidores de risco, que podem ou não decidir aplicar recursos no empreendimento de acordo com o apresentado no plano.

O plano de negócios pode – e deve – contemplar os investimentos em comunicação, para garantir que o nome da empresa se torne mais familiar no mercado e para seus consumidores, o que não deixa de ser um dos fatores de crescimento da empresa.

 

 A importância da comunicação nos planos do seu negócio

Se o obtivo da empresa é o de maximizar as vendas ou prestação de serviços para aumentar, dessa forma, o seu lucro, a comunicação deve ocupar um lugar de destaque no planejamento. Afinal, é com a publicidade que a empresa se torna conhecida, que o consumidor passa a confiar na marca e a desenvolver uma relação de fidelidade com o produto/serviço oferecido.

Então, para ser conhecida, reconhecida e comentada, sua empresa precisa ter um plano de comunicação ou uma estratégia muito bem desenhada para chegar até o seu público e despertar nele o desejo de compra/utilização dos seus serviços.

Quanto mais efetiva for a campanha de comunicação, melhor será a percepção do público sobre a marca/produtos/serviços. Porém, é de extrema importância que o que está sendo anunciado seja fiel ao que de fato está sendo comercializado, para que o “tiro não saia pela culatra” e o efeito não seja o contrário do desejado.

São inúmeras as possibilidades que uma campanha publicitária pode trazer para a sua empresa, e por isso é muito importante que a campanha seja bem elaborada e tenha acompanhamento de uma equipe especializada que esteja dedicada a buscar sempre os melhores resultados.

 

Quais áreas precisam apostar na comunicação?

Todas. Engenheiros, arquitetos, advogados, médicos, veterinários e qualquer outro profissional que queira ser conhecido no mercado ou ter a sua empresa reconhecida deve apostar na comunicação e em uma estratégia de publicidade que pode ser online e off-line.

Desde a pequena lojinha de bairro até a própria agencia de publicidade e propaganda: toda e qualquer empresa que queira se tornar conhecida e atrair novo público precisa saber se comunicar com o mercado. Da pequena à grande empresa, e até mesmo o profissional liberal que quer ampliar o seu mercado, todos têm mais chance de atingir os seus objetivos quando optam por seguir uma boa estratégia de comunicação.

 

E o consumidor?

Por outro lado, essa comunicação acaba também por favorecer o consumidor, já que é responsável pela conscientização do público sobre as opções disponíveis no mercado. Pode ainda ser de grande ajuda na escolha do produto/serviço ideal em meio à enorme diversidade apresentada pela concorrência.

Por essa razão é tão importante a divulgação dos diferenciais que a empresa oferece. Muitas vezes, a facilidade de pagamento, o frete grátis, a localização ou a variedade de produtos/serviços pode ser o motivo pelo qual o consumidor decide optar pela sua empresa.

Nesse caso, tanto o consumidor quanto a empresa saem ganhando.

 

Quando investir em comunicação?

Sempre. Se você espera colocar a sua empresa em destaque no mercado e acredita que mantê-la nesse lugar é importante, não deve nunca deixar de seguir com os investimentos em comunicação.

Se uma empresa está há muito tempo no mercado, nos anúncios de rádio, de televisão, em banners e outdoors e nas campanhas online, ela está também presente no dia a dia de inúmeras pessoas.

Se essa mesma empresa para de anunciar, por mais que continue mantendo suas atividades normalmente, ela perde essa fatia de mercado e abre espaço para que o concorrente utilize as mesmas mídias para divulgação. Aos poucos, o concorrente se firma como referência para o consumidor e pronto: caem as vendas e a lucratividade da empresa que deixou de anunciar.

 

Mas e a crise?

A crise é um momento de oportunidades. Enquanto muitas empresas optam por reduzir os investimentos em comunicação, outras tantas estão chegando ao mercado com a visão de que é preciso anunciar para vender.

A crise pode ser também o momento de repensar o posicionamento da empresa e sua estratégia de comunicação. Revendo as táticas que estão sendo utilizadas pode-se concluir que ouros canais podem ser uma melhor opção para divulgação, ou que a marca precisa ser renovada para acompanhar o perfil de seu público alvo.

Nos momentos de crise, a empresa precisa entender as mudanças de hábito dos seus consumidores para ajustar suas estratégias com a nova realidade. Esses períodos costumam trazer circunstâncias que favorecem ainda mais empresas que decidem praticar um investimento mais agressivo em publicidade. É uma fase em que muitas empresas se calam nos meios de comunicação, e quem optar por continuar dialogando tem enormes chances de conquistar novos consumidores para a sua marca.

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