Blog

O Mercado da Comunicação não para.
Fique tranquilo, a gente te mantém informado.

Saiba quais são os profissionais procurados por uma agência de publicidade

Postado em 4 de novembro de 2016
Saiba quais são os profissionais procurados por uma agência de publicidade

O ENEM está chegando de novo. Mais uma vez, milhares de jovens se dirigem às salas de prova, ansiosos e cheios de sonhos e ambições para o futuro. O mercado de trabalho também observa inquieto, aguardando pelos novos profissionais que serão destaque, que trarão toda a audácia e conhecimento para compor suas equipes. Conheça alguns dos perfis mais desejados pelas agências de publicidade atualmente, e em quais cursos eles costumam ingressar.

Analista Digital

Atualmente este é um dos profissionais mais requisitados dentro das agências que trabalham com marketing digital. E um dos que precisam ser mais capacitados. Esta posição é responsável por analisar todos os resultados derivados da presença online da agência e dos seus clientes. A partir destas análises, ele ainda propõe soluções e estratégias para alavancar esses resultados, e procura saber quais os principais gaps na forma como a agência está trabalhando, para evitá-los no futuro. Muitas vezes fazem cursos de marketing, publicidade ou comunicação social, e existem cursos de pós-graduação e MBAs específicos para a área.

shutterstock_400874527

Social Media

O social media é responsável pela manutenção das redes sociais, e pela presença online. Este também é um perfil muito importante na era digital em que vivemos. É ele quem programa postagens, faz atendimento dos clientes online, acompanha a movimentação online das personas da agência e dos clientes, etc. É o braço direito do Analista Digital, e normalmente são formados em comunicação social, jornalismo ou publicidade.

Atendimento

O atendimento, também conhecido como contato publicitário, é o responsável por todo o contato da agência com os clientes. Ele faz a ponte entre cliente e analista digital, cliente e redação, cliente e criação, ficando responsável por elaborar o briefing (documento com todas as informações necessárias para a realização do trabalho). Além de buscar o que o cliente quer, também é o responsável por apresentar o trabalho final. Muitas vezes é formado em publicidade ou gestão, mas é um perfil de profissional no qual o jogo de cintura, bom comunicação e habilidade de relacionamento com clientes são essenciais. 1

Criação

A área de criação é responsável por pegar a ideia com o atendimento, entender o que o cliente precisa, e criar um produto final que se encaixe com as necessidades e o perfil do cliente. Normalmente a criação trabalha em duplas: redação + direção de arte.

Diretor de Criação

O diretor de criação é o responsável por coordenar as duplas de criação, garantir que as funções estejam sendo realizadas da forma correta e dentro do prazo. Normalmente o trabalho final precisa da aprovação deste profissional antes de ser liberado para o cliente.

Diretor de arte

É quem faz o que era texto e descrição virar imagem, ícones e desenhos. Os diretores de arte normalmente são formados em design, design gráfico, ou mesmo publicidade. Eles quase sempre dependem dos redatores, que fornecem muitas vezes o conteúdo textual ou dão o mote da campanha.

Redação

Os redatores são aqueles que têm boas ideias de slogans, chamadas e conteúdos em geral e botam no papel. Tudo que é texto fica nas mãos deles, e blog posts, email marketing e e-books também são conteúdos de sua responsabilidade. Para que uma campanha tenha sucesso, seja ela de marketing digital, publicidade e mesmo offline, é necessário um bom profissional de redação.  Eles pensam na estrutura do trabalho que irá para a criação, que é o setor responsável por deixar tudo lindo. Normalmente redatores são formados em letras, jornalismo ou comunicação social.

Desenvolvedor web / Programador

O desenvolvedor é que dá vida aos sites, landing pages, etc. É como se a dupla de criação fossem os arquitetos, e o programador o engenheiro. Após o trabalho ser elaborado visualmente, é ele quem trabalha na programação para garantir que todo material online esteja funcionando corretamente e dentro do molde elaborado pela criação. Normalmente são formados em cursos de TI, e são fundamentais em agências que trabalham com marketing digital.

Mídia

O profissional de mídia tem como incubência analisar as formas de mídia mais adequadas para atingir as personas. é quem faz o planejamento e orçamento de todas as mídias disponíveis para tomar a decisão final, olhando o custo benefício de cada canal.

shutterstock_373713040

E aí, achou aquele trabalho que é a sua cara? Então foco, força e fé! O mercado está sempre em busca dos melhores profissionais, e você pode ser o próximo 🙂

{ Comentários }

Fale conosco

  • contato@alias.com.br

  • +55 31 3227.6378

  • Rua Zito Soares, 179
    Mangabeiras
    CEP:30315-230
    Belo Horizonte - MG - Brasil

Veja como Chegar

Aliás, Nossos Setores

Voltar para o topo