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Por que investir em comunicação digital?

Postado em 7 de outubro de 2015
Por que investir em comunicação digital?

Uma coisa é certa: o uso de smartfones e tablets já superou o uso de desktops. O 26º Relatório Anual de Tecnologia da Informação (2015), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, mostra que o Brasil já possui mais smartphones do que computadores, notebooks e tablets: são 154 milhões de celulares inteligentes, contra 152 milhões de computadores. Destes 152 milhões, 24 milhões são tablets. E o que isso significa do ponto de visa da comunicação digital?

Desde que surgiu, a internet vem ganhando cada vez mais espaço em nossas vidas. Seja para o trabalho, pesquisa ou lazer, utilizamos cada vez mais os meios digitais. E com a possibilidade de carregar esse “universo” no bolso da calça ou na bolsa, a frequência de uso é ainda maior.

Mercado

O consumidor atual tem a possibilidade de consultar as opiniões de diversas pessoas antes de comprar um produto. Antes de investir em uma nova compra, ele pode checar o nível de satisfação de quem já tem o produto, o que vale também para serviços.

O anunciante, por outro lado, pode investir em links patrocinados em sites de busca, nas redes sociais e até em aplicativos de produtos/serviços relacionados. Isso faz com que o que está sendo comercializado seja encontrado facilmente pelo consumidor, além de conquistar novos clientes. Claro que um atendimento de qualidade e um bom serviço de pós-venda são fundamentais para fidelizar os consumidores e conquistar bons depoimentos/avaliações de seus produtos/serviços. Conteúdo atualizado no site oficial, blog e redes sociais também é um fator importantíssimo.

Mensurabilidade

Outro ponto positivo que as campanhas em meio digital oferecem é a possibilidade de mensuração da eficácia da comunicação realizada na internet. Várias ferramentas permitem a análise de aderência do público com vários indicadores: número de visualizações, localidade das pessoas que buscaram a informação, etc. Com esses relatórios em mãos, é possível melhorar a sua campanha de acordo com os interesses do público e, assim, fazer com que ela seja segmentada e mais assertiva.

Concorrência

Além de você ter o seus indicativos, ainda pode ver o que os seus concorrentes estão fazendo em suas campanhas online. Observando os acertos e erros dos ouros, podemos nortear nossas ações para uma campanha de resultados satisfatórios, não é mesmo?

Além disso, os erros no mundo digital podem ser corrigidos mais facilmente. Isso não significa que qualquer conteúdo possa ser publicado sem cuidado – já vimos que verdadeiros estragos na imagem de uma empresa podem ser causados por comentários ou campanhas mal pensadas. Já erros menores podem ser corrigidos imediatamente após a publicação, o que não seria possível em um anuncio de revista ou jornal.

Crise

Muito tem se falado sobre o investimento em comunicação em momentos de crise, já que a economia do país tem se mostrado instável ultimamente. E não são poucas as empresas que decidem reduzir os seus custos justamente diminuindo a verba direcionada para o setor de comunicação.  Claro que cada empresa tem que avaliar internamente os seus números e encontrar a melhor solução para evitar os prejuízos que uma crise econômica pode gerar. Mas o investimento em comunicação, se mantido, é o que vai garantir que o nome da empresa continue circulando na rede, o que não só fideliza o seu cliente, mas pode ainda atrair outros. Observe. Se o concorrente desistiu da campanha online, pode ser uma grande oportunidade para consolidar a sua marca no mercado. E a comunicação digital pode ser o melhor caminho para isso.

 

 

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