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O que você sabe sobre Real Time Marketing?

Postado em 27 de fevereiro de 2015
O que você sabe sobre Real Time Marketing?

Há algum tempo falamos por aqui sobre a importância das empresas marcarem presença nas redes sociais, como uma forma de garantir sua visibilidade. Depois de conhecer seu público e saber quais assuntos chamam mais sua atenção, é a hora da sua empresa investir na relação com cliente. E para isso, vale (e muito) se aproveitar dos espaços que a internet oferece.

Uma das formas mais criativas de interagir nas redes sociais é o chamado Real Time Marketing, que em português significa “marketing em tempo real”. Quando bem aplicado, ele pode levantar a imagem de qualquer marca e fortalecer sua relação com o cliente, fazendo dela algo mais leve e bem humorado.

Para você entender melhor, vale a pena mostrar alguns exemplos bem sucedidos de casos de Real Time Marketing:

Em 2013, durante a final do Super Bowl, ocorreu um problema no sistema de energia elétrica e por algum tempo, o estádio todo ficou sem luz, em total escuridão. Aproveitando-se da situação, a Oreo, marca de biscoitos recheados mundialmente conhecidos, publicou em sua conta no Twitter a seguinte frase: “Power out? No problem. You can still dunk in the dark.”, que em português seria mais ou menos: “Apagão? Não tem problema. Você ainda pode enterrar (sua Oreo) no escuro.” Esse tuíte fez tanto sucesso entre seus seguidores que gerou mais de 15 mil retuítes. Tudo porque a Oreo soube se aproveitar de uma situação promissora no exato momento em que ela estava acontecendo. Haja criatividade!

Oreo 2

Ainda em 2013, a Oreo teve outra sacada genial ao interagir no Twítter com a marca de chocolates KitKat. Tudo começou quando uma usuária da rede social, seguidora das duas marcas, publicou em seu perfil a seguinte frase:

Kit-Kat-x-Oreo-Batalha-no-Twitter

Daí, a KitKat teve a ideia de lançar um desafio, convidando a Oreo para uma partida do popular “Jogo da Velha”, onde quem ganhasse conquistaria a preferência da seguidora @Laura_ellenxx.

KitKat

Com ainda mais criatividade e de forma inusitada, a Oreo respondeu alterando a imagem original criada pela KikKat da seguinte forma:

Oreo resposta

Essa ação, como era de se esperar, foi muito comentada e compartilhada nas redes sociais e as duas marcas conseguiram conquistar a simpatia de seus seguidores.

Sobre os primeiros passos

Real Time Marketing tem a ver com estratégia. Planejar e estar preparado para aproveitar as oportunidades que podem surgir a qualquer momento é o ponto de partida para um bom posicionamento em tempo real. Por isso, fique de olho nos detalhes abaixo e comece a pensar sobre alguns pontos importantes.

1. Conheça o seu público. É com ele que você quer falar. Então, você precisa saber onde ele está, em quais redes sociais ele interage, sobre quais assuntos ele gosta de conversar.

2. A partir do conhecimento que você adquirir, produza conteúdos interessantes para serem inseridos em tempo real nas redes sociais mais significativas para seu público.

3. O interessante é aliar a produção de conteúdo relevante com informações sobre sua empresa. Então, escreva também sobre isso. Insira, de acordo com as possibilidades que cada rede social fornece, características sobre sua marca.

4. Depois que você interagir com seu público, fique de olho na resposta que ele lhe dará: saiba o que falam sobre sua marca. Então, avalie os resultados de suas estratégias e comece a se programar novamente, afastando-se dos erros cometidos e apoiando-se no que aprendeu até então.

Viu como ações simples podem gerar ótimos resultados? Real Time Marketing é um jeito rápido e criativo de conversar com seus clientes. Com uma boa dose de bom humor, agilidade e estratégia sua empresa pode garantir uma imagem positiva por muito tempo. Aproveite as oportunidades que a internet e a interatividade oferecem!

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