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O e-mail marketing morreu? Talvez não.

Postado em 15 de abril de 2016
O e-mail marketing morreu? Talvez não.

O e-mail marketing é uma ferramenta eficaz para impactar o público alvo de forma ágil e, ao mesmo tempo, assertiva. Essa prática é comprovadamente indicada e pode render ótimos resultados para qualquer negócio, independente do segmento.

Porém, é preciso lembrar que a internet oferece inúmeros recursos de comunicação com o seu público alvo, usados tanto por você, como pelo seu concorrente. Como agir, então, para se destacar e fazer com que o seu e-mail seja atraente para o público, além de poderoso o suficiente para impulsionar resultados no seu negócio?

Inspiramo-nos nas dicas de Jérôme Amoudruz, francês residente no Brasil com mais de 15 anos de experiência no mundo do marketing digital, para mostrar para vocês como agir na hora de atingir seu público final com o e-mail marketing:

1. Se seu e-mail tiver cara de spam, ao invés de atrair, você vai é afastar o seu público. Para não deixar isso acontecer, não envie e-mail com aquele típico remetente: contato@… ou info@…. Seja pessoal: use o nome da empresa ou do seu representante. Dessa forma, você passa confiança para o usuário e demonstra que o conteúdo da sua mensagem é válido.

2. Ao receber um e-mail, a primeira coisa que o usuário olha é o assunto, por isso, em muitos casos, é ele que determina se sua mensagem será lida ou não. De acordo com Amoudruz, o ideal é que o campo seja preenchido com até oito palavras (ou, mais precisamente, até 36 caracteres). Além disso, números no assunto (como “40% de desconto”, “20% off”) também contribuem para que o usuário ignore sua mensagem, portanto, elimine-os.

3. Assunto e corpo do e-mail devem estar concordância para que o usuário não se sinta enganado. Seja simples e direto: informe no assunto exatamente o que o usuário vai encontrar na sua mensagem.

4. E-mails personalizados são muito mais eficientes do que os padrões. O motivo é simples: todo mundo concorda que é muito melhor ser tratado pelo próprio nome do que ser chamado de “prezado cliente”, por exemplo.

5. Não queira invadir o espaço do seu público nem empurrar suas mensagens em cima dele como se não houvesse amanhã! Qualquer e-mail enviado deve trazer, no rodapé, um link de cancelamento de recebimento. Deixe que o seu destinatário decida se quer ou não receber as suas mensagens. Ou, pelo menos, deixe-o saber que ele sempre terá liberdade para decidir isso.

6. É interessante utilizar imagens para ilustrar o texto, mas a relação entre os dois deve ser  de 60% texto e 40% imagem. Esqueça gif animado e imagem de fundo: o primeiro não tem um formato sempre legível e o segundo já saiu de moda. Menos é mais.

7. Um estudo do Grupo Kwanko detectou que, em 2015, 37% dos e-mails foram abertos pelo celular, uma tendência que só tende a crescer daqui pra frente. Por isso, a palavra de ordem é: adaptabilidade. É imprescindível que seus e-mails sejam adaptáveis para serem lidos pelos mais diferentes devices.

Como dissemos, o e-mail marketing é uma ferramenta muito eficaz para atingir seu público de forma eficaz e rápida. Basta saber como utilizá-lo. Lembre-se sempre das dicas acima e, para finalizar:

● Os textos dos seus e-mails devem estar sempre bem escritos e de acordo com as regras de ortografia e pontuação. Sem isso, seu profissionalismo entra em jogo.

● Substituir expressões muito formais por algumas mais leves pode tornar a troca de e-mails mais natural, mas cuidado para não parecer rude ou amador. Educação e cordialidade, sempre!

● Não peque pelo excesso ou pela falta. Monte um cronograma de envios e trabalhe com intervalos para não correr o risco de enviar e-mails demais e tornar essa prática um incômodo para o público, nem seja tão ausente a ponto de chegar a ser esquecido.

● Mantenha o seu banco de dados atualizado para garantir que a mensagem sempre chegará até o seu público alvo.

● E, por último, mas não menos importante: após o envio dos e-mails, é possível extrair relatórios e gráficos para analisar o retorno da sua ação, o que te ajudará a medir o interesse do seu público naquela mensagem e o resultado que ela proporcionou para o seu negócio.

Agora, vá em frente e bom trabalho!

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