Blog

O Mercado da Comunicação não para.
Fique tranquilo, a gente te mantém informado.

Internet das coisas

Postado em 9 de dezembro de 2015
Internet das coisas

Para quem conhece o desenho dos anos 60 chamado “Os Jetsons”, a internet das coisas não é nenhuma novidade. Na série animada, uma família muito simpática vive situações comuns da infância, adolescência e vida adulta na realidade imaginada de 2062. Robôs convivem em harmonia com os humanos e extraterrestres, que fazem videoconferências e têm a casa toda equipada com eletrodomésticos e aparelhos de entretenimento que respondem a comandos de voz ou simples toques em botões.

Muito do que parecia ser apenas uma ilusão futurística hoje já é realidade. E muito além das possibilidades de comunicação que a internet das coisas já proporciona, são incontáveis as facilidades que o controle remoto de um mundo conectado por dispositivos incorporados podem trazer para o nosso dia a dia.

Hoje, por exemplo, já é possível ter uma geladeira que detecta a falta de alimentos e envia o pedido de compras para o supermercado, que em algumas horas pode realizar a entrega em sua casa. Também é possível ligar, desligar ou regular a luz ou aparelhos como TV, rádio, ar condicionado e máquina de lavar usando o seu aparelho celular. E mais: você nem precisa estar em casa para fazer isso.

A internet das coisas nos negócios

Se a nossa vida já fica mais fácil e organizada com a internet das coisas, imagina no universo corporativo? São novas oportunidades de conexão com clientes e parceiros, além da diversidade de dados que podem ser coletados, armazenados e analisados para o desenvolvimento de uma excelente estratégia de mercado.

Outro ponto que deve ser considerado é a internet das coisas na indústria: com ela é possível fazer o gerenciamento de dados de medição e iluminação automatizada, temperatura, energia e sistemas de controle industrial. Também dá para fazer a otimização de entrega e controle de frota, de atendimento ao cliente, etc.

Na comunicação, ampliam-se as formas de divulgação de produtos e serviços. São novas plataformas para anúncios e propagandas, que ficam cada vez mais próximas do consumidor. Saber respeitar os limites e inovar nas campanhas pode ser um grande diferencial da publicidade do futuro.

Segurança

A tecnologia também existe para a defesa contra ameaças virtuais. Com a conectividade em alta, mais informações pessoais e de negócios circulam pela “nuvem”, e principalmente as empresas devem capacitar suas equipes técnicas para criarem redes de internet das coisas mais seguras. Para o usuário comum da interne das coisas, vale o alerta: hackers também conseguem invadir redes, circuitos internos e a privacidade dos moradores de uma casa conectada.

O futuro está aqui

Ainda não temos carros voadores que se dobram e podem ser guardados em uma gaveta, mas já demos um passo gigante desde a invenção da televisão. A evolução tecnológica possibilita que em um futuro não muito distante, coisas que ainda parecem impossíveis se tornem realidade. Não foi assim com o “videofone” dos Jetsons, que hoje é o nosso FaceTime? Nessa perspectiva, só nos resta aguardar para conhecermos, em breve, as novidades desse mercado.

{ Comentários }

Fale conosco

  • contato@alias.com.br

  • +55 31 3227.6378

  • Rua Zito Soares, 179
    Mangabeiras
    CEP:30315-230
    Belo Horizonte - MG - Brasil

Veja como Chegar

Aliás, Nossos Setores

Voltar para o topo