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Conheça as vantagens de um bom posicionamento de marca

Postado em 7 de outubro de 2016
Conheça as vantagens de um bom posicionamento de marca

Quando você pensa na Coca Cola, o que vem à sua mente? Vermelho, ursos polares, alegria, músicas, sorrisos e talvez, se você tiver um sentido mais aguçado, até o borbulhar do refrigerante.

Com o repertório e a companhia certas, fica fácil fazer um sábado maravilhoso! #Especialdodia

Uma foto publicada por Coca-Cola Brasil (@cocacola_br) em

Em princípio, o posicionamento de marca é isso: a forma como um negócio se apresenta e se relaciona com seu público.

Ele deve ser bem pensado, e planejado após ter em mãos dados como perfil de personas, realidades geográficas, análises mercadológicas, perfil dos concorrentes, etc.

Mas mais importante, ao estabelecer como a sua marca vai se posicionar, é essencial ter clareza dos seus valores e missão.

Quais são as qualidades da sua empresa? No que ela acredita? Pelo que ela trabalha?

O valor de uma marca não é definido pelos donos ou pelos que eles querem, mas sim pelos clientes.

São eles quem percebem a marca, a partir das mensagens transmitidas.

E cada ação, publicação e – muito importante – a forma como uma marca se relaciona com seu público que pesa na construção dessa imagem.

Portanto, deve-se prezar por um bom marketing de relacionamento, que contribua para valorizar a empresa e fortalecer sua posição no mercado.

porta dos fundos apoia campanha pelo desenvolvimento sustentavel da ONU SDGs ODS | posicionamento de marca

Integrantes do canal Porta dos Fundos em apoio à campanha da ONU pelo desenvolvimento sustentável (ODSs / SDGs)

As agências de publicidade têm um papel fundamental em tudo isso.

Afinal, em muitos casos, são as responsáveis finais por estudar o público de uma empresa e pensar em formas de posicionamento.

São as agências que cuidam da identidade visual, das redes sociais, das peças que serão divulgadas em ambientes externos, entre muitas ações de relacionamento

Nessas funções, cabe também o papel de aconselhar.

É preciso muita sagacidade e criatividade para ter um posicionamento inteligente e manter um bom relacionamento com o público.

Posicionamento de marca em datas e acontecimentos especiais

Nosso calendário está lotado de datas comemorativas.

Algumas podem ser muito distantes da realidade de uma empresa, mas outras estão diretamente conectadas. Também existem ocasiões em que algo acontece no ambiente social da empresa. Seja a nível local, nacional ou mesmo mundial.

Não é necessário que uma data ou acontecimento esteja diretamente ligado às atividades.

Transmitir valores, crenças e ideais no conteúdo divulgado contribui para que pessoas com interesses semelhantes se identifiquem com sua marca.

Uma editora deve estar atenta a datas como o dia do livro, do estudante, do professor, do editor, etc. Mas nada a impede de ir além.

capa de varios livros que fizeram parte de sorteio da editora rocco | posicionamento de marca

A editora Rocco realiza um sorteio de livros em homenagem ao dia do leitor

Um acontecimento que causa impacto em todo o mundo pode, e muitas vezes deve, servir como pauta para uma marca mostrar seu posicionamento – sempre tendo o cuidado de evitar assuntos polêmicos.

Tomemos como exemplo a morte de uma figura importante na luta pelos direitos humanos, ou o lançamento de uma campanha de conscientização da ONU.

É inteligente uma marca mostrar seu apoio, pois demonstra que os valores vão além do lucro e da preocupação exclusiva com seu mercado. Uma empresa que se coloca como apoiador de uma causa mundial reforça sua imagem de forma positiva frente a todo o seu mercado.

Além de ser bem visto, é bem falado, e muitas vezes bem divulgado.

Mas o que eu posso fazer para posicionar minha marca positivamente?

As possibilidades de ações possíveis para reforçar uma marca são inúmeras. Selecionamos aqui algumas das mais viáveis e comuns.

E como estamos em pleno Outubro Rosa escolhemos cases especiais, relacionados ao tema – olha só como já estamos nos posicionando em apoio a essa causa 😉

Faça um post nas redes sociais

“Redes sociais”.

Esse é um dos termos mais falados hoje em dia. E não é à toa.

Parece que o mundo gira em torno das redes sociais. Por isso, um simples texto de apoio com uma imagem bem pensada já é um ótimo posicionamento. A internet é um dos lugares com maior visibilidade, portanto a ação mais simples e prioritária seria precisamente essa.

post no facebook da airbnb com van cor de rosa | posicionamento de marca

Essa também é a forma mais efetiva de demonstrar atenção a casos esporádicos. No caso de uma grande tragédia, por exemplo, é comum empresas fazerem um post de apoio às vítimas e famílias.

Mude temporariamente sua identidade visual

Reparou como a capa e o avatar da Aliás ficam cor de rosa em outubro?

Essa flexibilidade da identidade visual é outra ótima forma de apoiar uma causa. A companhia aérea Azul se destaca nesse ponto. Uma das ações da empresa quanto ao Outubro Rosa é colocar em funcionamento alguns aviões cor de rosa.

tripulação com uniforme rosa e avião cor de rosa da cia Azul | posicionamento de marca

Mas para aqueles que não tem um avião à disposição, uma simples alteração na cor da logo e na capa das redes sociais já basta.

Personalize seu ambiente físico

Se você reparar, muitos prédios e monumentos adotaram a iluminação externa cor de rosa.

Coincidência?

Claro que não. Está uma das formas de contribuir para a conscientização do câncer de mama. O Instituto Neo Mama preparou um material simples ensinando como é possível fazer essa alteração.

Palácio da Liberdade em Belo Horizonte cor de rosa | posicionamento de marca

Outra opção é investir na decoração, com móbiles que podem ser pendurados em lojas, adesivos que podem ser colados em vitrines, etc.

Faça campanhas de conscientização internas

Se o objetivo de uma campanha é conscientizar a população, que forma melhor de apoiar senão investir na conscientização dos seus próprios funcionários?

A Mastermaq, uma das empresas atendidas pela Aliás, promoverá uma palestra sobre o tema, com especialistas da área de saúde. Além disso, a mesma empresa solicitou que criássemos uma peça para ser exposta nas televisões internas e distribuirá uma fita rosa a todos os seus funcionários.

Produza brindes referentes à ocasião

Todo mundo ama brindes.

Por que não investir em mimos que se conectem à ocasião? Além de mudar os uniformes da sua equipe de bordo para rosa e lançar aviões, a Azul também altera a embalagem das balas de gelatina distribuídas nos vôos.

bala de gelatina da cia Azul com embalagem cor de rosa  posicionamento de marca

Em outubro, tudo fica rosa.

Campanhas de conscientização externa

Para quem tem estrutura, organizar uma campanha externa também não está descartada.

Há 23 anos a marca de cosméticos Avon se posiciona como apoiadora do câncer de mama, através da Campanha Avon Contra o Câncer de Mama. A marca trabalha diretamente com mulheres, que é o principal público a ser alcançado pela campanha.

A empresa costuma lançar produtos especiais – como camisetas, chaveiros, cosméticos e acessórios – cujo lucro gerado é revertido em campanhas e doado para outras instituições de apoio ao câncer.

Em 2015 a Avon lançou a campanha #amigadopeito, que incentiva o diálogo entre as mulheres, e a marca também promove anualmente a Caminhada Giro pela Vida, em São Paulo.

pessoas com camisa rosa caminhada avon outubro rosa | posicionamento de marca

Lembre-se que as crenças e valores do seu negócio não necessariamente são os mesmos que os seus.

Um empresário pode ter opiniões muito fortes sobre assuntos delicados, e nesses casos a decisão mais inteligente pode ser não se posicionar.

Algumas marcas já foram muito prejudicadas por depoimentos e posicionamentos impostos pela sua liderança.

Um exemplo disso é a Abercrombie & Fitch.

Em 2013 a grife se envolveu em uma grande polêmica, depois que uma entrevista antiga do CEO veio à tona.

Nela, o presidente da marca afirma que a marca é exclusiva para jovens bonitos, descolados e populares, por isso não seria autorizada a produção de roupas em tamanho G e GG.

Essa declaração abalou muito a imagem da marca, e foi gatilho para uma campanha onde pessoas de todo o mundo doaram roupas da A & F para moradores de rua, como protesto ao posicionamento da marca.

Por isso, pense cinco vezes antes de posicionar sua marca quanto a assuntos polêmicos e que se referem a uma opinião pessoas, que podem enfraquecer a imagem da empresa.

Tem algum case semelhante pra contar pra gente?

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