Blog

O Mercado da Comunicação não para.
Fique tranquilo, a gente te mantém informado.

6 maneiras de estimular a sua criatividade

Postado em 14 de fevereiro de 2017
6 maneiras de estimular a sua criatividade

Em meio a um mundo tão dinâmico e intenso, onde a informação flui e muda a todo instante, a criatividade tornou-se – mais do que nunca – uma das habilidades mais procuradas em um profissional.

Inovação é a palavra da vez. E todos parecem estar numa corrida para criar algo diferente e cativante. Mas essa não é uma tarefa fácil, não senhor. Um processo criativo pode ser bastante cansativo, e é muito normal chegar em um ponto em que os profissionais desse ramo sintam-se esgotados.

Nós bem sabemos. Afinal, numa agência de publicidade a criatividade é nossas principais ferramentas de trabalho. Felizmente, existem algumas atividades que podem ser realizadas para estimular a caixola e colocar as ideias para rodar.

 

criatividade = conjunto de lapis de colorir amarrados, colocados contra um quadro de giz que forma a imagem de um foguete com nuvens. os lapis sao o corpo do foguete

Confira seis exercícios que achamos muito legais para quem precisa renovar as energias criativas:

 

  • Resgate sua criança interior

 

Você já reparou como as crianças são criativas? Nós não perdemos essa habilidade com o passar da vida, apenas paramos de exercitá-la. Tire um tempo do seu dia para brincar, fazer besteiras com os colegas, assistir desenhos animados ou jogar – vale jogo online, jogo de tabuleiro, adedanha… Além de relaxar (o que ajuda muito a liberar as ideias), nesses momentos nosso cérebro se concentra em padrões diferentes e o raciocínio lógico é ativado.

 

  • Banque o artista

 

Atividades artísticas são excelentes para estimular a criatividade. E você não precisa ser o novo Da Vinci para explorar esse lado. Fazer rabiscos no caderno, colorir uma mandala, cantarolar, fazer colagens… Aqui vale tudo.

 

  • Faça palavras cruzadas

 

Resolver palavras cruzadas por si só já exige concentração e é uma atividade que acessa partes do cérebro que diariamente são esquecidas – nossos subconsciente. Experimente colocar um tempo para descobrir o máximo de palavras possíveis (5 minutos), depois selecione a primeira palavra na vertical e a primeira na horizontal e comece a escrever uma história com elas. Faça o mesmo exercício diversas vezes, revezando 5 minutos para escrever e 5 para descobrir palavras.

 

  • Pense em usos alternativos para as coisas

 

Você tem 3 minutos para escrever 15 utilidades de um lápis, e não vale ficar no tradicional. Esse é um exercício para explorar o impossível e o ridículo. Sim, acredite: você vai precisar ser criativo para ir além de “escrever”. Depois do lápis, que tal pensar em 15 utilidades de uma cadeira, de uma panela, de um garfo…

 

  • Viaje na viagem que você nunca fez

 

Encontre um mapa ou um globo (ou se for impossível, abra o Google Maps mesmo). Agora feche os olhos e aponte para um lugar qualquer. Seu desafio é incorporar um viajante e escrever a história de como foi sua viagem para esse lugar! Ai, caiu no meio do mar? Escreva sobre aquele verão em que você ficou perdido por dias no alto mar. “Minhas férias como náufrago”.

 

  • Reinvente palavras desconhecidas

 

Abra um dicionário em uma página aleatória e escolha uma palavra que você não sabe descrever. Agora invente um significado completamente diferente para ela, e escreva uma história com essa “nova palavra”.

 

criatividade - mulher com notebook aberto escrevendo no caderno

 

Depois de tentar alguns desses exercícios, você com certeza vai se sentir mais leve e criativo!

Sabe mais alguma dica legal que não está aqui? Conta pra gente! É sempre bom descobrir novas formas de manter as ideias fluindo 😉

 

{ Comentários }

Fale conosco

  • contato@alias.com.br

  • +55 31 3227.6378

  • Rua Zito Soares, 179
    Mangabeiras
    CEP:30315-230
    Belo Horizonte - MG - Brasil

Veja como Chegar

Aliás, Nossos Setores

Voltar para o topo