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Construindo um site: isso pode, aquilo não pode

Postado em 17 de fevereiro de 2016
Construindo um site: isso pode, aquilo não pode

Antes de construir um site para a sua empresa, saiba: a página do seu negócio na internet nunca será apenas um site. Ela é a vitrine da sua marca na web e poderá ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo – o que, hoje, é imprescindível para conversar com o cliente e, principalmente, atrair oportunidades de negócio.

Através dela, o público tomará conhecimento de quem você é e do que oferece, além de já começar a imaginar, com base no que vê, o que pode esperar dos seus serviços. Se o seu site é uma bagunça, não foi bem planejado, não é fácil de navegar ou não possui todas as informações que o visitante precisa, como esperar que ele enxergue em você um investimento que valha a pena? Não dá.

Dito isso, você deve preocupar-se em desenvolver um site funcional e, ao mesmo tempo, seja agradável para o visitante. Vamos lá:

O foco é e sempre deverá ser o cliente, não você.

Não pense que contar todos os mínimos detalhes da história da empresa desde a sua fundação vai prender o interesse de alguém. Textos longos demais irão cansar o leitor rapidamente e o que for mais importante – seus serviços, no caso – nem chegará aos olhos dele. Invista em textos breves, objetivos, com foco no que o cliente quer. Ao invés de contar como foi o processo de escolha do nome do seu negócio, prefira falar sobre como seus serviços podem facilitar o dia a dia do cliente ou como você irá suprir as necessidades dele.

As principais informações sobre você e seus serviços devem estar na cara do cliente.

Quando ele decidir que é hora de entrar em contato com sua empresa, informações como telefone, endereço de e-mail ou formulários para contato devem ser encontrados imediatamente. Nada de fazer as pessoas terem o trabalho de procurar onde você disponibiliza esses dados! Elas podem simplesmente desistir de encontrar e esquecer da existência da sua página.

Palavras complexas em excesso irão afastar o cliente.

Fazer o uso de expressões em inglês e termos técnicos demais no seu discurso pode até, ao seu ver, deixá-lo mais bonito e atraente, mas, cuidado. Ao invés de incrementar o seu texto, você estará destruindo qualquer chance de aproximação com o visitante. Prefira um texto simples, acessível para o seu público e nunca conte com o fato de que ele saberá o significado de “know-how” ou “expertise”, por exemplo. Muita vezes, ele não saberá. Portanto, na dúvida, é muito melhor simplificar e garantir que o que você pretende dizer será compreendido.

O conteúdo textual vale tanto quanto o visual.

De nada adianta ter um site bonito, cheio de cores e fotos lindas, se o cuidado com o conteúdo textual da página for deixado de lado. Não permita que erros de português ou informações equivocadas abalem a credibilidade do seu negócio! Leia, releia, revise e recorra a pessoas capacitadas para avaliar a qualidade do que for produzido e assinado pela sua marca.

Jamais prometa o que não irá cumprir.

Esse é um conselho que serve para qualquer esfera do seu negócio, incluindo o seu site. Nada de falar que vai entrar em contato com o visitante e nunca mais aparecer. Falsas promessas farão com que as pessoas interpretem essa atitude como descaso e total falta de atenção com o cliente. Depois que o visitante solicitar o seu contato via site, é hora de demonstrar que você será um parceiro disponível para ouvir o que ele tem a dizer e para construir uma relação de proximidade e confiança. Sendo assim, falou que vai entrar em contato por telefone? Ligue. Prometeu enviar um e-mail? Faça isso. Ficou de agendar uma visita? Retorne o mais breve possível. Simples assim. Atente-se sempre a esse fato e não corra o risco de desperdiçar chances de conquistar novos clientes ou fortalecer sua relação com os antigos.

O seu site precisa funcionar bem em computadores, tablets e celulares.

Muitas empresas colocam no ar sites que funcionam perfeitamente em computadores, mas aparecem totalmente desconfigurados em tablets ou celulares. Atualmente, considerando a frequência do uso de outros dispositivos para acessar a internet, esse é um erro gigante que  refletirá amadorismo. Então, por último, mas não menos importante: não descarte a necessidade de um bom profissional no momento de construção da sua página para ter um site capaz de ser bom e eficiente em qualquer plataforma. Publicamos aqui os motivos para você se preocupar em ter um site responsivo (um desses que se adaptam aos dispositivos móveis, seus tamanhos e formatos diferentes).

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